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As soluções para o Cabeamento de TV, internet e telefone em condomínio

As soluções para o Cabeamento de TV, internet e telefone em condomínio

As soluções para o Cabeamento de TV, internet e telefone em condomínio

Há diferentes razões que causam inviabilidade na instalação de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura em condomínios.

Geralmente, elas estão relacionadas ao cabeamento, ou seja, a passagem dos fios pelo edifício.

Saiba como lidar com essa situação em cada caso.

 

Principais causas da inviabilidade da instalação

 

Os fatores podem estar relacionados a construção do condomínio ou a práticas inadequadas na instalção dos serviços pelas operadoras.

 

Problemas causados por má instalação

 

  • Conduítes onde passam-se os fios e cabos entupidos por fiação em excesso;
  • Conduítes onde passam-se os fios e cabos danificados por mal uso pelos técnicos das operadoras.

 

Muitos técnicos de operadoras tem o costume de, na hora do desligamento de algum serviço, deixarem de retirar o cabo antigo e, desta forma, com o tempo e a prática recorrente, os conduítes vão sendo congestionados.

Nesses casos citados acima,  a principal solução é orientar que o zelador faça a supervisão dos técnicos sempre que houver a instalação de um serviço que exija o ligamento ou a passagem de cabos pelos conduítes do condomínio.

Desta forma, deve-se certificar se o profissional que realiza o cabeamento:

  • Não force os conduítes para evitar danificá-los;
  • Não deixe cabos desligados de forma desnecessária.

Caso o problema já tenha ocorrido, o ideal é que o condômino lesado acione a operadora e peça que seja realizada a manutenção necessária.

Caso não seja resolvido o problema, cabe acionar o PROCON para exigir seu direito ou até mesmo entrar com ação judicial.

 

Problemas ocorridos na construção da edificação

 

  • Conduítes congestionados com restos de obra;
  • Conduítes danificados por serem feitos com material de baixa qualidade;
  • Conduítes muito estreitos.

 

Estes casos acontecem em novas construções e são de responsabilidade da construtora.

É importante que se observe os prazos de garantia da construtora.

Se não houver reclamação dentro do prazo da garantia, o condomínio perde o direito de reclamar e exigir o reparo da construtora.

Por isso, é importante entender qual o caso específico, se é, por exemplo, um vício de construção ou um defeito de construção, pois há diferenças quanto aos prazos de garantia em cada caso.

 

E quando não há culpados?

 

Há ainda a possibilidade dos conduítes serem estreitos demais devido ao fato de o projeto do condomínio ser antigo, realizado numa época em que não havia esse tipo de exigência.

Nesses caso, deve-se discutir em assembleia soluções para readequar o projeto do condomínio à nova necessidade de cabeamento.

Em alguns condomínios combina-se entre os moradores e administração o uso do serviço de uma empresa apenas, mas não é o ideal, pois cada condômino tem o direito de escolher o serviço de telefonia que quer utilizar.

A melhor alternativa é pensar em um retrofitque é uma reforma a fim de readequar o condomínio às atuais necessidades dos condôminos.

 

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Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

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