Inova Administradora de Condomínios

Tire suas dúvidas sobre a portaria virtual

Tire suas dúvidas sobre a portaria virtual

Portaria virtual de acesso remoto

Nos últimos anos, há uma crescente adesão às portarias virtuais em condomínios de São Paulo.

Isso se deve ao fato de a portaria gerar uma economia que pode ajudar a diminuir em até 50% a taxa condominial do condomínio.

Mas afinal, o sistema realmente gera economia sem comprometer a segurança?

Reunimos as principais perguntas e tiramos suas dúvidas aqui.

O que precisa mudar no condomínio? Vou ter que instalar alguma coisa em casa?

O sistema demanda um investimento inicial para que o condomínio seja adaptado à portaria virtual.

O projeto prevê a instalação de sistemas de abertura e fechamento de portas e portões por meio remoto e, se necessário, aprimoramento do sistema de monitoramento e/ou implantação de sistema de monitoramento remoto das câmeras, instalação de clausuras, passa-volumes, etc.

Este investimento pode variar de acordo com o tamanho do condomínio e geralmente funciona em sistema de comodato, onde o condomínio paga uma parte do investimento, mas os equipamentos e sistema pertencem à empresa contratada.

O condomínio gasta com a portaria virtual, em média, 40% do valor de salários dos porteiros.

Para o apartamento do morador, basta que o interfone esteja funcionando corretamente.

Algumas empresas de portaria virtual oferecem acesso às câmeras do condomínio pela internet e até mesmo realizam ligação no telefone invés do interfone para autorizar a entrada de visitantes, por exemplo, caso o morador não atenda o interfone.

A portaria virtual é mais segura?

A portaria virtual garante um nível de segurança mais apurado, uma vez que ela está sendo monitorada 24 horas por uma central de vigilância que, deste modo, pode acionar rapidamente à polícia.

Também fica mais difícil de entrar no condomínio pois não há porteiro no espaço físico do condomínio que poderia ser eventualmente rendido por algum bandido; o “porteiro” da portaria virtual trabalha remotamente, à distância.

Mas, ao mesmo tempo é preciso que os moradores estejam engajados na ideia e que colaborem para que a segurança do condomínio não seja comprometida.

Se a internet ou a energia caírem, o que acontece?

O projeto deve prever a instalação de geradores para esse tipo de situação, além de haver a assinatura de um serviço adicional de internet para que, caso uma rede caia, a outra seja acionada.

O gerador ao menos deve assegurar que os portões funcionem para que as pessoas do condomínio possam entrar e sair.

Nestas situações a empresa gestora da portaria virtual deve enviar um funcionário ao local.

Se mesmo assim a energia e/ou internet falharem, deve haver procedimento de emergência previsto, uma vez que, sem internet, mesmo que os moradores consigam entrar e sair normalmente, o monitoramento externo é cessado, e os moradores devem ir até a portaria para autorizar a entrada de visitantes para eles mesmos abrirem o portão.

É imprescindível que neste plano de emergência seja incluído o envio de um profissional da empresa de portaria virtual contratada.

Como vou receber correspondências?

O serviço de portaria virtual não suspende a necessidade de um zelador, que neste seria responsável pela recepção de correspondências e entregas de pacotes.

Também seria responsável por acompanhar prestadores de serviços, por exemplo.

Se eu pedir uma pizza ou qualquer outro serviço de entrega, como devo proceder?

Na maioria dos condomínios o procedimento permanecerá o mesmo, pois o mais comum é que o morador se desloque até o entregador na entrada do condomínio para receber seu pedido.

Como faço para entrar se o sistema não estiver reconhecendo minhas digitais?

Muitas portarias virtuais oferecem outras formas de acesso além da biometria, como um chaveiro de acesso e uma senha que pode ser digitada, para o caso de a biometria falhar.

Caso não haja uma destas opções, na portaria deverá haver uma câmera remota com boa definição para que o morador consiga se comunicar com o operador e se identificar pelo nome completo para que ele possa procurar no sistema e reconhecer o morador pela foto cadastrada.

O portão quebrou. E agora?

Neste caso, o ideal é que seja enviado um funcionário da empresa de portaria virtual contratada. Mas o procedimento pode variar de acordo com a prestadora do serviço.

Conteúdo Exclusivo Inova Administradora LTDA. Todos os Direitos Reservados. Conteúdo disponível para download.Este conteúdo é produzido e distribuído com exclusividade pela Inova Administradora de Condomínios LTDA.

Receba conteúdo exclusivo Inova!




Deixe seu comentário

Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *