Inova Administradora de Condomínios

Usar a máscara incomoda? Para esse problema, há solução

Usar a máscara incomoda? Para esse problema, há solução

Menina negra colocando máscara cirúrgica #paracegover #paratodosverem 👁 Menina negra colocando máscara cirúrgica

Pesquisamos as maiores dificuldades que as pessoas têm com o uso de máscara e trouxemos para você as melhores soluções.

Em tempos de pandemia, o uso da máscara é nosso maior aliado no combate à COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

Além de proteger a si mesmo, você protege às pessoas ao seu redor, sejam eles amigos, parentes, colegas de trabalho, desconhecidos etc.

Mas, as pessoas vêm tendo dificuldades para se adaptar com o novo acessório, tendo problemas que vão desde desconfortos nas orelhas à até mesmo problemas com ansiedade.

Confira os problemas e principais soluções.

Uso correto evita uma série de transtornos

Uso correto da máscara: lave as mãos antes de colocar a máscara; a máscara deve cobrir o queixo e o nariz; ela deve ficar justa ao rosto, sem espaços nas laterais; não toque no pano da máscara e não remova para falar; tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos; faça a higienização das mãos após o uso. #paracegover #paratodosverem 👁 Uso correto da máscara: lave as mãos antes de colocá-la; a máscara deve cobrir o queixo e o nariz; ela deve ficar justa ao rosto, sem espaços nas laterais; não toque no pano e não remova para falar; tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos; faça a higienização das mãos após o uso.

Antes de mais nada, é preciso ponderar que o uso incorreto da máscara, além de colocar você e os demais presentes em risco, pode causar uma série de desconfortos e até mesmo angústia no uso do acessório.

Evite os erros comuns ao utilizar máscaras caseiras:

✅ Não tocar ou coçar o rosto enquanto está com a máscara;

✅ Não ajeitar a posição da máscara tocando no tecido sem lavar as mãos antes;

✅ Não colocar a máscara no queixo;

✅ Não deixar os óculos embaçados;

✅ Não adquirir máscaras grandes ou pequenas demais;

✅ Não ficar muito tempo com a mesma máscara;

✅ Não guardar a máscara suja na bolsa ou no bolso;

✅ Não fazer um X com os elásticos;

✅ Não usar bandanas ou cachecol como máscara;

✅ Não deixar o nariz fora da máscara;

✅ Não compartilhar máscaras.

Saiba mais acessando as recomendações atualizadas sobre o uso de máscaras da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), entidade que atua como escritório regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas américas.

Desconforto

Máscara confortável colocada em uma mulher à esquerda, com detalhe com espuma para amenizar pressão nas bochechas. Á direita, foto de homem usando a mesma máscara, onde é possível ver a fixação pela nuca, invés das orelhas. #paracegover #paratodosverem 👁 Máscara confortável colocada em uma mulher à esquerda, com detalhe com espuma para amenizar pressão nas bochechas. Á direita, foto de homem usando a mesma máscara, onde é possível ver a fixação pela nuca, invés das orelhas.

A quantidade de tipos de máscaras no mercado é muito grande, e isso às vezes torna a escolha difícil.

Muitas vezes optamos por uma máscara que acaba não se adaptando bem ao nosso biotipo, provocando desconforto principalmente no nariz (cai toda hora), nas orelhas e nas bochechas.

Para evitar este tipo de problema, você pode optar por uma máscara ajustável.

Existem máscaras que possuem uma regulagem, como este modelo vendido na loja Amaro,  ou ainda máscaras que não são presas em volta das orelhas e possuem ainda um acabamento macio para não machucar as bochechas ao longo do uso, como este modelo da LAVÉX vendido no mercado livre.

Ambas as opções são laváveis.

Ainda há a opção de você fazer sua própria máscara caseira; você pode ver como fazê-la de forma prática e segura através do vídeo abaixo:

Evitando problemas com alergia

Máscara com filtro, detalhe da parte interna e externa da máscara. #paracegover #paratodosverem 👁 Máscara com filtro, detalhe da parte interna e externa da máscara.

Algumas pessoas se queixam que a máscara acaba acumulando muita poeira ao longo do uso, o que faz com que muitos alérgicos acabem tossindo muito.

Neste caso, deve-se atentar ao uso correto da máscara: o ideal é trocá-la a cada 3 horas para evitar o acúmulo excessivo de suor e poeira.

É por isso que é bom andar sempre com um kit de saquinhos para guardar máscaras limpas/sujas e, claro, ter pelo menos uma máscara reserva.

Esses saquinhos devem garantir que a máscara contaminada esteja bem isolada, por isso, o ideal é que o saquinho seja muito bem amarrado.

Uma alternativa muito segura é a bolsinha para máscara vendida pela Grudado em você, que possui dois lados: um para máscaras sujas e outro para máscaras limpas.

Lembrando que, antes e depois de tirar a máscara, é essencial que você higienize suas mãos com água e sabão ou álcool em gel 70º.

Há opções bem em conta como esse kit vendido no extra.com, ou outras mais delicadas e que podem ser penduradas em um chaveiro, como este vendido pela Boticário.

Caso ainda tenha problema, você pode adquirir uma máscara com filtro, como esta Body Legionary vendida no Mercado Livre.

Ansiedade

Mulher branca usando máscara, olhar fixo no observador. Ao fundo, rua movimentada, com diversos pedestres, em desfoque. #paracegover #paratodosverem 👁 Mulher branca usando máscara, olhar fixo no observador. Ao fundo, rua movimentada, com diversos pedestres, em desfoque.

É impossível ficar sem ar quando usamos máscaras de proteção, mas a ansiedade pode fazer com a sensação pareça real.

A psicóloga Pilar Conde relata, em reportagem do jornal El País, que essa sensação é irreal.  Ela afirma que se deve ter em mente que a máscara é um acessório que garante sua proteção e a das outras pessoas ao redor e é um acessório muito seguro. É preciso estar ciente de que, mesmo que se sinta falta de ar, em nenhum caso essa sensação é real.

Tirá-la no impulso, de qualquer jeito, pode causar um outro problema emocional causado pela angústia e constrangimento dos olhares de desaprovação dos presentes e pela ideia de que você pode ter sido contaminado, podendo causar ainda mais ansiedade.

“À medida que você se acalma, a sensação de asfixia também desaparecerá, algo que não aconteceria se você tivesse contraído o vírus e tivesse a COVID-19”, completa Pilar Conde.

Caso, ainda sim, você sofra de um ataque de ansiedade e se sinta incapaz de respirar, a Dra. Pilar Conde recomenda que se procure um local seguro e isolado para retirar a máscara longe das outras pessoas para recuperar a calma.

Praticando exercícios

Um estudo recente do Laboratório de Performance Humana (LPH) da Casa de Saúde de São José, no Rio de Janeiro concluiu que usar a máscara durante a prática de exercícios físicos não faz mal.

Mas, é verdade que o uso da máscara tende a diminuir a frequência respiratória, devido à resistência provocada pela máscara para inspirar e expirar.

Mas não passa de um mero desconforto, ocorrendo quando há atividade física de maior intensidade apenas, não representando nenhum perigo ao organismo.

Você pode conferir a Live realizada pela CBN com os Doutores Luis Fernando Correia, Fabricio Braga e Claudio Gil, médicos responsáveis pelo estudo, no vídeo abaixo:

https://www.instagram.com/tv/CCrd9qhAamn/

Atenção aos cuidados essenciais

A COVID-19 é uma doença altamente transmissível. Por isso, além do uso de máscara, é preciso continuar com os devidos cuidados:

✅ Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
✅ Evitar contato próximo com pessoas doentes;
✅ Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, higienizando todas as superfícies das mãos e dedos. Se não houver água e sabão, utilize álcool em gel;
✅ Fique em casa quando estiver doente;
✅ Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir e espirrar. Caso não haja lenço, utilize a parte interna do braço para abafar a tosse ou espirro;
✅ Mantenha os ambientes bem ventilados;
✅ Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

Espero que através dessa publicação tenhamos ajudado a encontrar importantes soluções para o uso seguro e confortável de máscaras.

Caso haja alguma dúvida ou sugestão, compartilhe com a gente através dos comentários.

Conteúdo Exclusivo Inova Administradora LTDA. Todos os Direitos Reservados. Conteúdo disponível para download.Este conteúdo é produzido e distribuído com exclusividade pela Inova Administradora de Condomínios LTDA.

Receba conteúdo exclusivo Inova!




Deixe seu comentário

Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *