Inova Administradora de Condomínios

Infraestrutura e Meio Ambiente: seu condomínio sustentável

Infraestrutura e Meio Ambiente: seu condomínio sustentável
Condomínio sustentável é um conjunto de ações da administração e dos condôminos.
👁 #paracegover #paratodosverem Mãos segurando uma pequena muda de bonsai (pequena árvore); paisagem natural em desfoque ao fundo, com uma imagem sobreposta de esboço de prédios.

Uma estrutura sustentável vai desde a administração até a responsabilidade ambiental particular de cada condômino

As estruturas para um condomínio sustentável costumam envolver ações sociais, ambientais, econômicas e, principalmente, questão cultural

Questão essa relativa à mudança de alguns hábitos diários, como a grande contribuição que os brasileiros, de forma geral, e os condomínios, em particular, podem começar a dar à preservação do meio ambiente.

Cultura do desperdício

Possuímos e temos muito forte ainda uma cultura de fartura dos recursos naturais, enquanto na Europa, por exemplo, as pessoas são extremamente eficientes, consomem somente o que é necessário.

Para se ter uma ideia, estudos apontam que o cidadão brasileiro consome em média 166L de água ao dia, enquanto um cidadão dinamarquês tem a média de consumo de 107L de água ao dia (o brasileiro em geral consome 35% a mais de água).

Consequências

Segundo relatório lançado em março de 2018 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), pelo menos metade da população mundial vive em área de potencial escassez de água durante ao menos um mês ao ano. Esse número tende a aumentar ainda mais até 2050.

De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado no dia 19 de abril de 2021, 2020 foi um dos três anos mais quentes já registrados.

Esse aquecimento global é causado pelo alto índice de emissão de carbono gerado pelas atividades produtivas e sociais do homem e os efeitos colaterais são visíveis.

Nota-se o derretimento do gelo marinho no Ártico e mudança climáticas visíveis, com o maior número de incêndios e furações da história dos EUA, por exemplo.

Sem contar os efeitos de médio e longo prazo indiretos como a escassez de água e a tendência de surgimento de novas pandemias de doenças com a extinção em massa de animais.

O que podemos fazer?

Um condomínio sustentável envolve um amplo arco de soluções, que vão desde:

  • A concepção de projetos arquitetônicos que considerem um melhor desempenho de iluminação;
  • Ventilação natural e consumo;
  • Controle da produção de resíduos durante a construção;
  • Cuidado em se ocupar os imóveis de forma a gerar o menor impacto possível sobre o tráfego local, a produção do lixo e o barulho.

Entretanto, do ponto de vista dos condomínios já estabelecidos, o foco está na sua operação diária.

Os síndicos dos condomínios podem começar a estimular ações simples, ao alcance de todos.

Entre elas, adotar políticas de conforto acústico e térmico, implantar bicicletário, fazer a gestão dos resíduos (lixo) e estabelecer um plano de manutenção sobre rede de água, iluminação e ar condicionado (nos comerciais).

Nossa experiência mostra que uma correta intervenção na maneira como o usuário se relaciona com o edifício costuma ser muito mais eficaz do que eventuais reformas físicas.

Assim, os síndicos podem realizar uma análise detalhada da situação de seu condomínio e ver onde o calo vai apertar.

Realizar campanha educativa para que as pessoas passem a ficar pelo menos três minutos diários a menos com a torneira do chuveiro aberta é uma boa ideia e gera uma economia equivalente à água captada pelos sistemas de reuso.

Outras medidas podem ser estudadas e discutidas com a massa condominial, como, por exemplo:

  • Inclusão do monitoramento mensal de vazamentos nas áreas comuns e nas unidades;
  • Uso de sensores no sistema de iluminação;
  • Racionalização no acionamento dos elevadores;
  • Aproveitar os momentos de execução de algumas obras para instalar o sistema de captação da água pluvial ou painéis termo solares (para aquecimento da piscina, por exemplo).

Algumas medidas foram detalhas em matéria “Economize água, energia e recursos com um condomínio mais ecológico” que publicamos anteriormente.

Juntos, corpo diretivo e condôminos podem criar as condições para melhor aproveitamento de recursos, seja com intervenções na comunicação, na estrutura ou no comportamento, gerando economia e sustentabilidade para todos.

O síndico, os condôminos o seu condomínio e o meio ambiente, todos ganham com um condomínio sustentável!

Conteúdo Exclusivo Inova Administradora LTDA. Todos os Direitos Reservados. Conteúdo disponível para download.
Este conteúdo é produzido e distribuído com exclusividade pela Inova Administradora de Condomínios LTDA.

Receba conteúdo exclusivo Inova!




Deixe seu comentário

Autor

  • José Roberto Cândido

    Engenheiro civil formado pela Faculdade Paulista de Engenharia. Pós graduação em concreto de alto desempenho, Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós graduação em patologias de estruturas de concreto armado. Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. Especialização em fundações e obras de terra, pelo Instituto Paula Souza. Especialização em instalações elétricas e hidráulicas pela Faculdade Federal. Licenciatura em Matemática Aplicada, pela Faculdade de Aldeia Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *