Inova Administradora de Condomínios

15. Resolva questões de garagem pacificamente!

15. Resolva questões de garagem pacificamente!

Você Sabia para Facebook

As dificuldades relacionadas ao tema “garagem” aumentaram consideravelmente nos últimos anos, seja pelo crescimento do número de carros por família, seja pelas novas e proporções e tamanho dos veículos.

No entanto, há meios pacíficos de resolver essas questões!
Nas edificações atuais, considerando o elevado número de unidades residenciais, a maioria esmagadora das vagas de garagens possuem tamanhos extremamente inferiores às necessidades dos condomínios e ao porte de grande parte dos veículos familiares. Nesse sentido, surge então a dúvida: – Como acomodar tantos veículos utilitários em vagas projetadas para carros pequenos?

Além do mais, para piorar o cenário, muitos preferem estacionar seus veículos de qualquer maneira, inclusive sobre as faixas de demarcação, avançado na vaga ao lado, causando um efeito “cascata” de carros mal estacionados.

Para administrar um problema desta proporção, o síndico necessita executar, ininterruptamente, um grande trabalho de conscientização dos moradores e aplicar penalidades efetivas para o morador que insiste em atrapalhar seu vizinho de vaga.

Em muitos casos, contratar uma empresa para ‘redesenhar’ ou remarcar as vagas na garagem pode ser uma boa saída para melhor distribuir as vagas de garagem, com aproveitamento total de espaço.

Outra boa solução, porém um tanto onerosa, é a contratação de manobristas, eliminando por completo a dificuldade em estacionar e o problema das chamadas vagas presas ou duplas. Importante ressaltar que o condomínio não é responsável pelos danos causados nos veículos estacionados, especialmente aquelas marquinhas que surgem em razão da porta bater no carro ao lado diariamente.

A responsabilidade pelos reparos no carro danificado é do causador da avaria, ou seja, do vizinho de vaga. Se o morador prejudicado souber identificar o infrator, deve buscar o diálogo e, não havendo solução, o jeito é procurar reparação na via judicial.

Na hora de comprar um apartamento é imprescindível olhar a garagem e verificar o tamanho das vagas, se compatíveis com o veículo que possui ou pretende adquirir.

(Márcio Rachkorsky, especialista e comentarista do quadro “Meu Condomínio tem Solução” do SPTV 1ª Edição)

 

Deixe seu comentário

Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *