Inova Administradora de Condomínios

Cai o número de ações de cobrança por falta de pagamento de condomínio

Cai o número de ações de cobrança por falta de pagamento de condomínio

Cobrança de inadimplentes diminuem em condomínios

Em outubro, foram ajuizadas 590 ações de cobrança na capital paulista, contra 643 casos no mês anterior

O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial caiu 8,2% em outubro deste ano com o registro de 590 ações, contra as 643 ajuizadas em setembro. É o que aponta o levantamento realizado mensalmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

“Apesar da oscilação verificada nos primeiros meses, o estudo confirma tendência de queda para este ano”,explicaHubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. Ele acredita que os acordos extrajudiciais contribuíram para reduzir as pendências no mês de outubro.

De janeiro a outubro deste ano, período em que foram ajuizadas 3.997 ações, 55,7% a menos que as 9.027 protocoladas em igual período de 2015.

Gebara destaca ainda que as ações de cobrança, que antes demoravam anos ajuizadas, agora são resolvidas mais rapidamente com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil. “Isso acaba inibindo a inadimplência, pois os condôminos preferem negociar do que ter de enfrentar um processo na Justiça”, afirma Gebara, adicionando que é importante que o síndico reforce a cobrança amigável, buscando, sempre, um acordo amigável com o devedor.

Fonte: Secovi-SP

Deixe seu comentário

Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *